Fiscalização a carros funerários

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 23 de março de 2012 as 12:46, por: cdb

O Governo do Distrito Federal encerra, neste final de semana, vistoria a veículos das empresas para garantir qualidade no atendimento à população

Da Redação

A Coordenação de Assuntos Funerários, vinculada à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Distrito Federal (Sejus), encerra neste final de semana a vistoria dos carros das 68 empresas que atuam no segmento, no Distrito Federal. Segundo o coordenador Lamartine Medeiros, o GDF já credenciou 70 veículos. “Constatamos que todos têm menos de sete anos e estão em boas condições de uso”, afirma.
 
Ele explica que foram encontrados veículos com documentação atrasada, mas as empresas providenciaram a regularização e receberam o credenciamento. O documento é um adesivo colocado no parabrisa.
 
A regularização é feita por meio de parceria entre a Sejus e a Agência de Fiscalização do DF (Agefis)  desde agosto de 2011 e apresenta bons resultados. “Atuavam no DF  72 funerárias. Quatro eram clandestinas e foram fechadas”, diz.
 
Na próxima semana, a Sejus disponibiliza informações sobre as funerárias credenciadas por meio do número de telefone 156. Os cidadãos que necessitarem desses serviços saberão, em poucos minutos, se a empresa contratada por eles está cadastrada no GDF. “Clínicas e hospitais já receberam a lista das funerárias credenciadas”, disse Lamartine Medeiros. 
 
Estados – As funerárias que não atuam no Distrito Federal e,  por desejo das famílias, fazem o traslado de corpos para outros estados, devem ser submetidas à vistoria da
Coordenadoria de Assuntos Funerários. “Temos plantão, e os hospitais e clínicas sabem como acionar servidores, inclusive em feriados e finais de semana para as vistorias”, explica o coordenador.