Filme “Os Infiltrados” é proibido na China Continental

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 18 de janeiro de 2007 as 16:52, por: cdb

O último filme do diretor Martin Scorsese, “Os Infiltrados”, potencial candidato ao Oscar no mês que vem, não será exibido na China continental, por decisão do distribuidor estatal do país. O suspense foi classificado como “inadequado” pelo China Film Group, que aprova e importa os filmes para o mercado continental, disse uma executiva do distribuidor na ilha de Hong Kong, Media Asia, que detém os direitos do filme.

O longa, baseado no drama Infernal Affairs – Infiltrados, de 2002, mostra gângsteres tentando vender tecnologia de informática para vilões chineses. O vice-presidente do China Film Group, Yuan Wenqiang, confirmou que seu pessoal havia rejeitado o filme.

– Depois de eles terem visto o filme, eles acharam que ele não era apropriado para o mercado chinês -, disse Wenqiang.

A diretora de marketing da Media Asia, Chan Ka-li, disse que sua empresa não iria fazer esforços para reverter a decisão.

– Se eles assistiram ao filme e acham que ele não é apropriado, provavelmente não há nada que possamos fazer -, disse Ka-li.

A China importa apenas cerca de 20 filmes por ano, e não é raro o país impedir a entrada de filmes hollywoodianos. No ano passado, o filme Memórias de uma Gueixa foi considerado polêmico demais, e vetado por retratar as atrizes chinesas Ziyi Zhang e Gong Li como japonesas.

“Os Infiltrados”, estrelando Jack Nicholson, Matt Damon e Leonardo DiCaprio, vem sendo um sucesso internacional e garantiu o Globo de Ouro de direção a Scorsese esta semana.