Fifa anuncia local das Fan Fest no final de fevereiro

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 25 de janeiro de 2012 as 14:50, por: cdb

25/01/2012 16:22:32

Os locais das Fan Fest nas 12 cidades-sede brasileiras deverão ser anunciados no final de fevereiro. A previsão foi feita nesta quarta-feira, 25, pela Fifa, durante o 6º Seminário Fifa Fan Fest – Sedes, em Recife, que reúne representantes e gestores das cidades que receberão jogos do mundial de 2014.

O diretor de Trânsito da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Carlos Pires, e a coordenadora de Publicidade da prefeitura, Aline Kusiak, integram o seminário. Em Porto Alegre, os espaços sugeridos pela prefeitura para a Fan Fest, considerado o maior evento da Copa depois dos jogos, são o Largo Glênio Peres (foto), no Centro Histórico, e o Espelho D’Água, no Parque Farroupilha (Redenção).

Na abertura, que contou com a participação do gerente-geral de estratégias e marcas da Fifa, Ralph Straus, e da diretora-executiva do Comitê Organizador Local (COL), Joana Havelange, a Fifa apresentou suas considerações sobre as visitas de inspeção aos espaços sugeridos pelas sedes. “No geral, a entidade ficou satisfeita com os locais propostos pelas cidades”, observou Carlos Pires. A Fifa ressaltou que o objetivo em 2014 é tornar as Fan Fest da Copa do Brasil uma lição de organização e mobilização dos brasileiros em todas as cidades-sede.

Durante o seminário, cada sede terá reunião individual com a Fifa e representantes da TV Globo, organizadora da Fan Fest, para defender os locais propostos para o evento. A reunião de Porto Alegre será nesta quinta-feira, 26, último dia do seminário.  Em outubro, o gerente-geral de marketing da Fifa no Brasil, Jay Neuhaus, esteve em Porto Alegre onde vistoriou os possíveis locais da Fan Fest. O prefeito José Fortunati e o secretário extraordinário da Copa 2014, João Bosco Vaz, acompanharam a inspeção.

Fan Fest –  Lançada originalmente em 2002, durante a Copa da Coreia do Sul, funcionava como evento de apoio, destinado a animar os torcedores que não conseguiram lugar nos estádios. Na Copa da Alemanha, o projeto foi ampliado e mais de 18 milhões de pessoas se reuniram diante de telões instalados em 12 cidades do país.  A partir daí, a Fifa internacionalizou o evento em 2010. Além das nove cidades sede da África, seis metrópoles mundiais receberam a Fan Fest, entre elas, o Rio de Janeiro, reunindo quase 600 mil pessoas, entre torcedores e turistas estrangeiros na praia de Copacabana. 

O evento funciona durante os 31 dias de Copa do Mundo e exibe todos os 64 jogos do mundial. Nos dias em que não há partidas, promove atividades culturais e de lazer. Conforme recomendações da Fifa, a arena deverá ter capacidade para cerca de 20 mil pessoas, estar sempre com alta frequência e identificar a cidade para as transmissões de TV com uma grande logomarca. As imagens geradas no telão, por exemplo, são transmitidas para as outras Fan Fests no Brasil e em outras cidades do mundo e para o Centro Internacional de Transmissão da Fifa, o Internacional Broadcast Center (IBC), com aproveitamento de todos os veículos de comunicação do mundo. O espaço não poderá ser próximo ao estádio para não misturar com público de jogo.

Texto de: Caco Belmonte
Edição de: Caco Belmonte
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

/copa_2014