Fidel comparece a lançamento de livro com discursos de Chávez

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 3 de fevereiro de 2003 as 23:37, por: cdb

O presidente cubano, Fidel Castro, assistiu ao lançamento do livro que compila os discursos de seu colega venezuelano, Hugo Chávez, sobre as ações golpistas na Venezuela, na noite deste domingo, durante a inauguração da 12ª Feira Internacional do Livro de Havana, dedicada ao poeta cubano Pablo Armando Fernández e à Comunidade Andina das Nações (Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia) como países convidados de honra.

A atividade artística deste importante evento das letras, que este ano se estenderá a 30 cidades do País, esteve a cargo da agrupação Entrevoces, do Coro Nacional de Cuba, dirigido pela regente Digna Guerra.

Pablo Armando Fernández, poeta homenageado, foi o primeiro orador do evento, considerando estes dias os mais enaltecedores de sua vida.

Como representantes dos países convidados, se escutaram as palavras do delegado pessoal do secretário-geral da Comunidade Andina das Nações, Francisco Pareja, que agradeceu a dedicação da Feira a esta região do continente, que neste momento concretiza sua integração comercial e econômica. Para Francisco Pareja este convite é uma mostra evidente do compromisso de Cuba com a unidade latino-americana.

O presidente do Instituto Cubano do Livro, Iroel Sánchez, fez uma breve. porém significativa análise do desenvolvimento da Feira após as onze feiras anteriores.

Participaram também do evento o presidente do Parlamento, Ricardo Alarcón de Quesada; o vice-presidente do Conselho de Ministros, José Ramón Fernández; o ministro das Relações Exteriores, Felipe Pérez Roque e a vice-ministra da Cultura da Colômbia, Adriana Mejías.

Assistiram, aliás, importantes homens das letras como os equatorianos Jorge Enrique Adoum e Raúl Pérez Torres e o chileno Volodia Teitelboim.