Fidel Castro se encontra com ativistas do Cruzeiro Pela Paz

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 2 de março de 2012 as 05:36, por: cdb

Fidel Castro se encontra com ativistas do Cruzeiro Pela Paz

HAVANA, 2 Mar (Reuters) – O líder cubano Fidel Castro se reuniu na quinta-feira com mais de 700 japoneses que integram o Cruzeiro Pela Paz, que visita a ilha, aos quais pediu para denunciar a existência de armas nucleares pelo mundo, de acordo com a imprensa local.

A televisão estatal mostrou imagens do encontro, em que Fidel, de 85 anos, apareceu sentado, porém conversando de forma animada com os visitantes. O líder cubano deixou a Presidência de Cuba em 2008, depois que uma doença intestinal limitou sua aparição na cena política.

“Um emotivo encontro aconteceu nesta tarde no Palácio das Convenções entre o líder da Revolução Cubana Fidel Castro e 770 integrantes do Cruzeiro Pela Paz, entre eles 10 sobreviventes dos ataques com bomba atômica em Hiroshima e Nagasaki”, afirmou o site oficial www.cubadebate.cu.

O Cruzeiro Pela Paz, navio japonês que percorre o mundo para promover o desarmamento, chegou à ilha na quinta-feira com centenas de ativistas, que também visitaram centros hospitalares e escolas em Havana.

“Fidel nos pediu para divulgar mais os horrores das consequências dos bombardeios contra Hiroshima e Nagasaki, continuar investigando os efeitos dos testes nucleares realizados no oceano Pacífico, denunciar a existência irracional de 25 mil armas nucleares no mundo e lutar pela paz e pela sobrevivência da espécie humana”, afirmou o Cubadebate.

Fidel teve encontro parecido com visitantes japoneses quando o Cruzeiro Pela Paz atracou na costa de Havana, em 2010.

(Por Rosa Yania Valdés)

Reuters