FIA decide alterar as regras da Fórmula 1 mais uma vez

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 15 de outubro de 2003 as 16:39, por: cdb

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) decidiu alterar mais uma vez o sistema de treinos da Fórmula 1. Em reunião do Conselho Mundial da entidade, realizada nesta quarta-feira, em Paris, foram estabelecidas as novas regras de classificação das provas para a temporada de 2004.

Agora, a definição do grid de largada será apenas aos sábados, em duas sessões. Nas sextas, as equipes terão dois treinos livres de uma hora cada – com exceção das quatro primeiras colocadas deste ano (Ferrari, Williams, McLaren e Renault), as demais poderão usar um terceiro carro nesse dia.

Nos sábados também haverá dois treinos livres. Depois, começam as sessões que definirão o grid. Na primeira, os pilotos terão apenas uma volta lançada e vão para a pista na ordem em que terminaram a última prova – na estréia, seguirão a classificação do GP do Japão de 2003.

A segunda sessão começa apenas dois minutos depois de terminada a primeira. Novamente com só uma volta lançada, os pilotos vão para a pista na ordem inversa à do treino anterior. Entre uma e outra, as equipes podem colocar combustível. Mas, após definir o grid de largada, não será permitido mexer mais nos carros.