FHC aponta redução da pobreza como a chave dos problemas brasileiros

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 10 de dezembro de 2001 as 17:49, por: cdb

O presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou nesta segunda-feira – durante a Conferência sobre o Desenvolvimento promovida pelo Banco Mundial no Rio de Janeiro – que “a questão-chave nos países em desenvolvimento não é a distribuição de renda e sim a redução da pobreza”. Segundo o presidente, há países onde a desconcentração da renda não significou a redução da pobreza. “Não quero especificar, porque sou presidente e não posso dar exemplos, mas há países em que a renda melhorou e todos empobreceram. E outros, onde aumentou a concentração de renda, mas todos melhoraram”.

Na avaliação de Fernando Henrique Cardoso “a concentração de renda é uma coisa enganosa e que o ideal seria haver ao mesmo tempo diminuição da pobreza e da concentração de renda”. Em resposta a uma das quatro perguntas feitas por pesquisadores de diversos países que participam da conferência promovida pelo Banco Mundial, Fernando Henrique afirmou que no caso brasileiro ” houve uma pequena desconcentração de renda e uma forte diminuição da pobreza, com o fim da inflação”.

De acordo com FHC, a estabilidade econômica produziu uma redução de quase 20 pontos percentuais da linha de pobreza brasileira. O presidente também citou programas como Bolsa-Escola como um dos que contribuíram para a diminuição do número de pobres no país.