Festival Baixo Centro movimenta os arredores do Minhocão, em São Paulo

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 23 de março de 2012 as 14:25, por: cdb

Festival Baixo Centro movimenta os arredores do Minhocão, em São Paulo

Por: Da redação do SPressoSP

Publicado em 23/03/2012, 16:44

Última atualização às 16:44

Tweet

São Paulo – Começou hoje (23) o festival Baixo Centro, que ocorre até o dia 1º de abril. O evento é um festival de rua aberto, colaborativo e independente, organizado por uma rede composta por centros culturais, coletivos, artistas e produtores. O objetivo do evento é estimular a apropriação do espaço público pelas pessoas, motivando-as a uma maior interação com seus locais de passagem, trabalho ou moradia. São mais de 100 atividades, entre exibição de filmes, shows musicais, espetáculos teatrais, oficinas, performances, intervenções de rua e caminhadas. Todo o financiamento do evento foi feito de forma coletiva, via crowdfunding, no qual, por um site, no caso o Catarse.me, busca-se financiamento colaborativo para um projeto cultural. O festival arrecadou R$ 17.103 de um total de 274 colaboradores.

Hoje, pela manhã, na Avenida São João com a Rua Helvétia, foi realizada a primeira intervenção urbana do Festival Baixo Centro. Tintas, solúveis em água, foram espalhadas na via e enquanto carros, pedestres e bicicletas seguiam seu caminho, ao mesmo tempo coloriam o asfalto. Ainda nesta sexta-feira acontece o Cinóia, às 20h30. O Cinóia consiste na exibição de curtas em um espaço embaixo do Minhocão, onde as pessoas serão convidadas a sentarem-se em pedaços de papelão para acompanharem filmes com temática sobre ocupação e estética das ruas.

Toda a programação do festival Baixo Centro é gratuita e aberta à participação do público. A íntegra das atividades programadas para o evento você pode conferir no site programacao.baixocentro.org