Festas das Flores é sucesso de público

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 24 de janeiro de 2012 as 12:02, por: cdb

A 73ª Festa das Flores de Joinville, a mais tradicional festa joinvilense, está sendo um sucesso. Até agora, o espaço que reúne Exposição de Orquídeas, Mercado de Plantas, Feira de Artesanato, Palco Cultural e Praça Gastronômica já atraiu mais de 100 mil visitantes, que apreciaram a exposição de flores, bromélias, suculentas e bonsais. Além disso, o público pode conferir um belo jardim vertical e a Mostra de Paisagismo, novidade desta edição.

A organização da Festa aguarda para esta terça (15), feriado, um público semelhante ao de domingo, que lotou os pavilhões. Até o último dia da festa (16), estima-se um total de 200 mil pessoas. Segundo a pesquisa de demanda turística de 2010, 38% do público da Festa vem de outras cidades (de Curitiba, Rio Grande do Sul, São Paulo e até do nordeste do país). Assim, a Festa das Flores se consolida cada vez mais como evento turístico que, neste ano, lotou 4.200 leitos da rede hoteleira local, juntamente com os eventos paralelos (como o XVIII Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais, que vai até dia 18 do Centreventos Cau Hansen).

A Festa das Flores, festa oficial de Joinville, envolve toda a cidade e gera centenas de empregos diretos e indiretos. Cerca de 1.470 trabalhadores fazem parte da construção da Festa. E não só durante o evento: 11 profissionais da Fundação Turística de Joinville e 2 especialistas – Eve Lise Machado (diretora de arte e cenógrafa) e Ruy Almeida (diretor de arte, arquiteto e cenógrafo), responsáveis pela exposição-tema da Festa, “Joinville e sua gente: 160 anos de uma história de amor” – iniciaram o planejamento do evento em março deste ano, com planilhas, esboços, captação de recursos e divulgação.

A Festa tem um custo de cerca de 1,5 milhão de reais, sem contabilizar recursos indiretos de mídia e estrutura própria da Prefeitura e AJAO. A perspectiva do Mercado de Plantas é um faturamento de 1 milhão de reais; a Praça Gastronômica estima 520 mil reais. A organização do Bazar da AJOS não tem previsão de quanto venderá até o último dia de Festa, mas calcula que mais de 3 mil pessoas já passaram pelo local.

Festa das Flores de Joinville

Até 16 de novembro

Complexo Expoville