Fesp oferece curso que ensina nova profissão em três meses

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 14 de janeiro de 2005 as 10:43, por: cdb

Uma nova profissão em três meses – a de secretário de escola. É o que a Fundação Escola de Serviço Público (Fesp), órgão da Secretaria de Administração e Reestruturação, está oferecendo a quem tem interesse em se habilitar para a função, através do curso de qualificação profissional de nível básico de secretário escolar. São 30 vagas e as inscrições já estão abertas.

As aulas começam em 2 de março, se estendem até 15 de junho e serão realizadas às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h30m às 12h10m. A carga horária do curso é de 210 horas e o custo, o mais baixo do mercado: três parcelas de R$ 200. Como lembra Monique Braunstein Leal, da Diretoria de Treinamento da Fesp, o interessado precisa ter escolaridade mínima de ensino médio ou equivalente.

Nesse curso de qualificação de secretário escolar, o aluno aprende desde ética profissional e psicologia das relações humanas até produção de textos oficiais como requerimentos, cartas, circulares, ofícios, editais, ordens de serviço, memorandos, relatórios e certidões entre outros.

Os participantes também aprendem tudo sobre estrutura, legislação e normas do sistema de ensino. Ainda há o estágio supervisionado mas, segundo Monique Leal, isso fica a critério do aluno e da instrutora responsável pela disciplina “organização de secretaria, documentação escolar e arquivo”. O conteúdo programático é extenso. Na disciplina “ética profissional e psicologia das relações humanas” são ensinadas aos alunos as competências necessárias ao desempenho da função; responsabilidade e zelos profissionais; barreiras no relacionamento e comunicação como fator de facilitação ou entrave do processo organizacional.

Na disciplina “estrutura, legislação e normas do sistema de ensino” serão ministradas aulas sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; legislação federal e do Conselho Nacional de Educação; e legislação estadual regulamentar. Ou seja, os alunos recebem todas as informações sobre a estrutura e funcionamento do ensino no Brasil.

O conteúdo programático da disciplina “organização de secretaria, documentação e escrituração escolar e arquivo” é também extenso: desde a estrutura organizacional da escola e da secretaria escolar até expedição de documentos como certificados, diplomas, declarações e hostórico escolar, além de modalidades de arquivamento. Os alunos aprendem também sobre as atribuições e competências do secretário de escola e quais as características profissionais necessárias ao exercício da função.

Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones 2299 6962 e 2299 6899 da Diretoria de Treinamento, que fica no 7º andar do prédio da Fesp, na Avenida Carlos Peixoto, 54, Botafogo, Zona Sul do Rio.

Comments are closed.