Federer volta a vencer e confirma favoritismo na Austrália

Arquivado em:
Publicado Sexta, 21 de Janeiro de 2005 às 09:54, por: CdB

O suíço Roger Federer passou nesta sexta-feira para as oitavas-de-final do Aberto da Austrália graças a uma contusão de seu adversário. Entre as mulheres, as russas provaram sua superioridade no tênis atual.

Poucas vezes na história alguém foi tão favorito quanto Federer para vencer um torneio. Na sexta-feira, ele foi ajudado pela desistência do finlandês Jarkko Nieminen, quando não havia sido disputada nem uma hora de partida.

Aparentemente, Nieminem estirou um músculo da barriga no final do primeiro set. A dor se tornou insuportável quando ele perdia por 6-3 e 5-2.

- Há coisas que simplesmente você não pode controlar. Eu tinha a sensação de que seria um jogo duro. Acabei perdendo o meu primeiro game de serviço, e isso foi ruim, mas me recuperei e comecei a jogar melhor. Sempre quero jogar melhor, mas, desde que não esteja realmente perdendo o jogo, perdendo sets, está bem - disse Federer. 

Safin, que enfrentou Federer na final do ano passado, venceu o croata Mario Ancic (6-4, 3-6, 6-3 e 6-4) apesar do tornozelo machucado.

Na chave feminina de simples, o predomínio russo é incontestável. Svetlana Kuznetsova, Nadia Petrova, Vera Douchevina e Evgenia Linetskaya venceram seus jogos e avançaram para a próxima rodada. Maria Sharapova, atual campeã de Wimbledon também venceu na terceira rodada, e Anastasia Myskina, vencedora no Aberto da França, ainda vai disputar sua partida.

Kuznetsova, que ameaça processar por calúnia um político belga que a acusou de envolvimento com doping, deixou essas preocupações de lado e venceu a argentina Mariana Díaz-Oliva por 6-3 e 7-6.

Petrova, 11a. no ranking, bateu a búlgara Magdalena Maleeva (6-4, 6-4). Linetskaya derrotou a norte-americana Amy Frazier (6-3, 6-4), e Douchevina ganhou da alemã Anna-Lena Groenefeld (7-5, 6-4).

A campanha das russas ofuscou a vitória espetacular (6-2 e 7-5) da francesa Amelie Mauresmo, segunda no ranking, sobre a emergente adolescente sérvia Ana Ivanovic. Mauresmo, finalista em Melbourne em 1999, desistiu de um torneio preliminar por causa de problemas musculares na barriga e ainda tem uma perna enfaixada.

Tentando preservar sua energia, Safin torceu o tornozelo no começo do quarto set, mas mesmo assim superou Karol Beck (6-7, 6-1, 6-4 e 6-2), assegurando um lugar na próxima rodada, contra o belga Olivier Rochus.

-Estou muito mais confortável agora do que no ano passado, porque (em 2004) tive vários jogos duros na primeira semana.; Esta semana foi um pouco mais fácil. Estou jogando de forma um pouco mais inteligente, tentando economizar meu tempo na quadra. É um torneio longo e não há necessidade de gastar energia em algo que não preciso - declarou Safin.

Já o ex-campeão Thomas Johansson não está podendo poupar energias. Pela terceira partida consecutiva, ele precisou de cinco sets para vencer - desta vez, contra o norte-americano Kevin Kim (3-6, 6-2, 6-7, 6-2 e 6-2).

O sueco, campeão na Austrália há três anos, parecia fadado à eliminação depois de perder o terceiro set no tie-break. Porém recuperou-se e jogará a quarta rodada contra o eslovaco Dominik Hrbaty, 20o. no ranking. Hrbaty também enfrentou uma maratona de cinco sets, na qual derrotou o atual campeão do Aberto da França, Gaston Gaudio (7-6, 6-7, 6-7, 6-1 e 6-3). 

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo