Fed Cup começa nesta segunda, no Graciosa

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 26 de janeiro de 2012 as 13:55, por: cdb

Começa nesta segunda-feira (30), no Graciosa Country Club, a disputa do Zonal Americano da Fed Cup, torneio feminino internacional de tênis que reúne as principais atletas de cada país em uma competição com estrutura semelhante à Copa Davis.

A competição em Curitiba acontecerá de 30 de janeiro a 4 de fevereiro e contará com um total de 15 jogadoras que participaram do Pan-Americano de Guadalajara, em 2011.

“A Fed Cup é um dos principais torneios de tênis mundial. Teremos com certeza uma competição de alto nível e uma grande diversão para os curitibanos, que poderão torcer pela seleção brasileira e acompanhar algumas das melhores atletas do ranking mundial em ação”, diz o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa.

A Fed Cup em Curitiba aconteceu por meio de parceria entre a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, a Federação Paranaense de Tênis e Confederação Brasileira de Tênis, que uniram esforços para atender às demandas da Federação Internacional de Tênis (IFT) e tornar possível a realização de jogos internacionais na cidade.

Os jogos acontecerão nas quadras de saibro do clube, com a participação de nove seleções divididas em dois grupos. No grupo A estão Argentina, Bahamas, Canadá e Peru, enquanto o grupo B é formado por Bolívia, Brasil, Colômbia, Paraguai e Venezuela. Apenas o país campeão do Zonal segue para o Grupo Mundial II, uma pré-seleção para a elite, chamada de Grupo Mundial.

Atletas – A equipe brasileira, comandada por Eduardo Frick, será formada por Roxane Vaisemberg, melhor brasileira no ranking mundial (229ª); Vivian Segnini (303ª); Ana Clara Duarte (409ª) e Beatriz Haddad Maia (686ª), revelação de 15 anos do tênis brasileiro que pela primeira vez é convocada para defender a seleção.

Entre as principais atletas que participarão da competição estão as canadenses Rebecca Marino (65ª) e Stephanie Dubois (97ª); a colombiana Mariana Duque Marino (192ª); a peruana Bianca Botto (298ª) e a revelação do tênis paraguaio Montserrat Gonzalez, sexta colocada no ranking mundial sub-17.

Programação – A abertura da Fed Cup acontecerá na segunda-feira (30), às 10h, com as partidas entre Colômbia x Venezuela e Paraguai x Bolívia. O Brasil estreará na terça-feira (31), as 10h, contra o Paraguai, na quadra central do Graciosa Country Club. A partida terá transmissão do Sportv.

Os jogos do grupo A começam apenas na quarta-feira, também às 10h, com a estréia das equipes de Argentina, Bahamas, Canadá e Peru. Confira abaixo toda a programação da Fed Cup:

Segunda-feira, 30 de janeiro, às 10h (de Brasília)
Grupo B
Quadra a definir: Colômbia x Venezuela
Quadra a definir: Paraguai x Bolívia
Folga: Brasil

Terça-feira, 31 de janeiro, às 10h
Grupo B
Quadra central: Brasil x Paraguai
Quadra a definir: Colômbia x Bolívia
Folga: Venezuela

Quarta-feira, 1 de fevereiro, às 10h
Grupo A
Quadra a definir: Canadá x Peru
Quadra a definir: Argentina x Bahamas

Grupo B
Quadra central: Brasil x Venezuela
Quadra a definir: Colômbia x Paraguai
Folga: Bolívia

Quinta-feira, 2 de fevereiro, às 10h
Grupo A
Quadra a definir: Canadá x Argentina
Quadra a definir: Peru x Bahamas

Grupo B
Quadra central: Brasil x Bolívia
Quadra a definir: Paraguai x Venezuela
Folga: Colômbia

Sexta-feira, 3 de fevereiro, às 10h
Grupo A
Quadra a definir: Canadá x Bahamas
Quadra a definir: Argentina x Peru

Grupo B
Quadra central: Brasil x Colômbia
Quadra a definir: Venezuela x Bolívia
Folga: Paraguai

Sábado, 4 de fevereiro, às 10h
Quadra central: 1º colocado no grupo A x 1º colocado do grupo B
Quadra a definir: 2º colocado no grupo A x 2º colocado no grupo B
Quadra a definir: 3º colocado no grupo A x 4º colocado no grupo B
Quadra a definir: 4º colocado no grupo A x 5º colocado no grupo B