Fecha o cerco em torno das Farc com o apoio de Lula a Uribe

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 8 de março de 2003 as 14:23, por: cdb

O apoio expressado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a seu colega colombiano Alvaro Uribe para combater os grupos violentos do país andino indica que se está fechando o cerco internacional em torno das Farc, indicaram este sábado funcionários colombianos.

“A manifestação de solidaridade expressada pelo presidente Lula da Silva indica que todos os países estão fechando os caminhos para as Farc e outros grupos que estão atacando a sociedade colombiana”, afirmou um alto funcionário do Palácio Presidencial que preferiu não ser identificado.

Um funcionário do ministério da Defesa, que igualmente pediu para não ser identificado, indicou, por sua parte, que o apoio de Lula “se traduzirá em um melhor controle militar das regiões fronteiriças, onde operam os os grupos à margem da lei, especialmente as Farc”.

“Estes grupos têm cada vez menos espaços internacionais para se movimentar devido ao fato de que os países entendem que se trata de uma ameaça para todos”, afirmou esse funcionário.

Uribe realizou esta sexta-feira uma visita de trabalho a Brasília, na qual obteve de Lula uma “solidaridade total” no combate contra o terrorismo e o narcotráfico.

Os dois países comprometeram-se em coordenar esforços bilaterais para lutar contra os grupos armados e os traficantes que operam na extensa região de fronteiras.