FBI divulga alerta sobre vírus WTC

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 17 de setembro de 2001 as 19:08, por: cdb

O National Infrastructure Protection Center (Centro Nacional de Proteção à Infraestrutura) – divisão do FBI responsável por crimes relacionados à Internet – publicou um alerta sobre a propagação de vírus camuflados como notícias sobre os atentados nos EUA. Segundo o NIPC, pragas virtuais como o Life Stages estão ganhando variantes com nomes como wtc.txt.vbs para invadir novos computadores.
Criado em junho do ano passado, o VBS_Stages.A se propaga utilizando o Outlook e programas de bate-papo como o mIRC. Ele chega com um arquivo anexado, batizado de ,b>Life_Stages.txt.shs ou .vbs (nome que foi substituído na nova versão). Caso seja executado, o vírus altera a configuração para que mande mensagens infectadas para 100 endereços disponíveis no Outlook, além de apagar arquivos como regedit.exe. Devido ao seu grande poder de disseminação, o Life Stages foi considerado como uma ameaça de alto risco.

Segundo o comunicado dessa divisão do FBI, também é necessário ficar atento aos ataques de hackers, que devem crescer, devido a motivações políticas. O órgão do FBI ressalta que a conduta é ilegal e que pode gerar até cinco anos de prisão, caso o acusado seja condenado. Para diminuir os riscos de ataque, o NIPC recomenda que os administradores de redes adotem políticas de segurança mais rígidas como filtros de e-mail e atualização dos antivírus utilizados nas máquinas das empresas sob sua responsabilidade.