Farc revela os nomes de outros três uniformizados a serem liberados unilateralmente

Arquivado em:
Publicado Quarta, 25 de Janeiro de 2012 às 15:05, por: CdB

As Forças ArmadasRevolucionárias da Colômbia (Farc) informaram nesta quarta-feira através de umcomunicado que o cabo Luis Beltrán, o sargento Cesar Lasso e o subtenenteCarlos Duarte, fazem parte do mais recente grupo de uniformizados que serãoliberados de forma unilateral.

 

Através da missiva,difundida pelos meios de comunicação locais, o membro do secretariado das Farc,Iván Márquez, revelou que estes uniformizados se somam aos subtenentes JorgeTrujillo Solarte, Jorge Romero e José Libardo Forero, que também serão postosem liberdade este ano.

 

Com este anúncio"se completa a lista das seis pessoas retidas que as Farc haviam informado emdezembro” passado que liberariam como um gesto unilateral, recordou ocorrespondente da teleSUR em Bogotá, Felipe Sinisterra.

 

O primeiro cabo doExército Luis Alfonso Beltrán Blanco foi retido em 2 de março de 1998, natomada de El Billar, Caquetá (sudeste). O subintendente da Polícia, Carlos JoséDuarte, em 10 de julho de 1999 no município de Porto Rico em Meta (centro).

O segundo sargento César Augusto Lasso se encontra nas mãos da guerrilha desde1º de novembro na tomada de Vaupés, sudeste.

 

Sinisterra comentouque as Farc pediu no comunicado que se adiante os "protocolos de segurançanecessários para permitir a liberação”, este processo se levou a cabo emliberações anteriores.

 

Também, "pedem aintermediação de um terceiro país amigo, no geral o Brasil tem participado comopaís garantidor nas liberações prestando ajuda com a Força Aérea”, disse ojornalista.

 

Igualmente,acrescentou que a imprensa está a espera da logística para seguir esteprocedimento, "que se espera que seja breve”.

 

O processo deliberação foi anunciado em uma carta fechada em 1º de dezembro, na qual aguerrilha assegurava que seguiria "explorando todas as vias que nos possamconduzir a este nobre propósito e a concretizar, no marco da nova situaçãogerada, e em cumprimento da vontade do imolado comandante Alfonso Cano, aliberação unilateral dos prisioneiros de guerra que em carta anterior lhesanunciamos, apesar de que alguns deles caíram no insensato intento de resgatemilitar”.

Colombianos e Colombianas pela Paz pediram às Farc e ao governo mais gestossinceros que permitam a solução do conflito.

 

A notícia é daTeleSur.

 

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo