Fala Cidadão recebe mais de quatro mil ligações em janeiro

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Publicado Terça, 15 de Fevereiro de 2005 às 09:30, por: CdB

O Fala Cidadão, serviço de comunicação do governo do estado com a população, recebeu em janeiro 4.304 ligações pelo telefone 2554-2000, sendo que 25% delas através do número 0800 285 20 06, destinado ao interior. A informação é de Ricardo Magalhães, o responsável pela Ouvidoria Geral do Estado, órgão que administra o serviço.

- O 0800 foi colocado à disposição em setembro e demonstra ótimo desempenho - avaliou.
O Fala Cidadão registrou, em 2004, o dobro de ligações em relação a 2003: foram 50.280 ligações recebidas, sendo que 2.305 feitas para o número gratuito, implantado em 20 de setembro, enquanto, em 2003, foram 25.664 ligações.

O atendimento pelo telefone funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 14h. Cerca de 200 pessoas diariamente recorrem ao Fala Cidadão para fazer pedidos, reclamações, denúncias e sugestões ao governo do estado. São 36 operadores trabalhando no centro de atendimento que fica no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, Zona Sul do Rio.

As ligações que não possam ser resolvidas pelos operadores são encaminhadas à triagem, onde mais oito funcionários enviam o registro para a secretário ou órgão ligado ao assunto. A resposta é repassada ao cidadão por meio de uma carta.

A pessoa também pode entrar em contato com o Fala Cidadão por email, cuja mensagem vai diretamente para a triagem. Segundo o ouvidor-geral, chegam em média por dia 50 emails à triagem. O cdadão ainda pode contatar o serviço por meio de carta.

Há ainda o Fala Cidadão Ativo, um projeto pelo qual a Ouvidoria faz as ligações, ao invés de recebê-las, para divulgar à população campanhas de utlidade pública e comunicar eventos e ações do estado.

-  No início da ligação, o operador pergunta à pessoa se ela está interessada em ouvir a mensagem - ressalta Magalhães.

Criado durante o governo Garotinho em 2001, o sistema está sendo aperfeiçoado e modernizado na atual gestão. O sistema é diretamente ligado à Chefia de Gabinete da Governadora, sendo, assim, uma linha direta com o governo.

-  Além do 0800 e do site, também desenvolvemos outra forma de trabalho para enviar informações às secretarias e empresas do governo, o que melhorou o desempenho do programa. Eliminamos a burocracia. Agora, a velocidade de resposta ao cidadão é muito mais rápida - informa o secretário-chefe de gabinete da governadora, Fernando Peregrino.

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