Fábrica da Cidadania recebe inscrições para cursos gratuitos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 1 de março de 2012 as 12:58, por: cdb

Estão abertas até a próxima terça-feira (6) as inscrições para o curso gratuito de Montagem e Manutenção de Computadores. O módulo será oferecido pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação. As inscrições deverão ser feitas na Fábrica da Cidadania, localizada na Rua Teixeira de Gouveia 636. As vagas serão destinadas a candidatos a partir de 14 anos.

Ao todo estão sendo oferecidas 120 vagas para os turnos da manhã, tarde e noite. Antes de fazer parte dos cursos, os candidatos às vagas devem participar de uma avaliação na próxima quinta-feira (dia 8). Na oportunidade, haverá triagem dos interessados que terão de apresentar conhecimentos básicos referentes a Windows e Internet. As aulas serão iniciadas no dia 13 (terça-feira).

Outro módulo que será oferecido é o de Manutenção de Notebooks, cujas inscrições serão abertas na próxima segunda-feira (dia 5). Os interessados devem comparecer na Fábrica da Cidadania até o dia 30 de março. Inicialmente, a coordenação vai ministrar o curso no turno da noite com possível ampliação para o turno da tarde. Para este curso serão abertas 20 vagas.
Os candidatos também terão que participar de prova de aptidão no dia 4 de abril com avaliação específica de hardware. As aulas estão previstas para começar na segunda semana de abril.

A grade de cursos oferecidos na Fábrica da Cidadania também incluí o curso de Linux, que terá inscrições entre os dias 2 a 27 de abril. Os cursos de Notebook e de Linux, terão duração de um mês cada um. Já o módulo de Manutenção e Montagem de Computadores será de quatro meses.

De acordo com o Coordenador do Programa Macaé Inteligente, José Vicente Rodrigues, o objetivo do curso é qualificar os jovens e adultos do município oferecendo oportunidade de geração de renda, além de promoção da cidadania. O coordenador ressalta ainda que cada vez mais os cursos recebem interessados em aprender e poder disputar uma vaga no mercado de trabalho. “Normalmente o estudante concluí um curso e logo se interessa em fazer outro módulo para se aperfeiçoar cada vez mais. Outro ponto positivo é que muitos dos ex-alunos do curso de Manutenção e Montagem de Computadores se destacam nas aulas e se tornam monitores de lan house públicas ou conseguem ingressar no mercado de trabalho atuando nesta área”, pontua.

Mais ações
Até o mês de abril a Fábrica da Cidadania vai ministrar oficinas itinerantes de Word, Excell, Power Point, Windows e Internet, nas lan houses que funcionam nos bairros do município. Os cursos vão acontecer inicialmente nas praças do Aeroporto e Visconde. Para cada bairro serão oferecidas 10 vagas aos moradores. Os interessados terão a chance de se inscrever um dia antes da realização dos cursos.

Outro projeto que também está confirmado é a realização de cursos específicos e intermediários voltados ao público que atua no comércio, a exemplo de escritórios, e na área da saúde, como clínicas. As inscrições estão previstas para iniciar no mês de maio. Segundo José Vicente Rodrigues, a finalidade é oferecer aos profissionais módulos como word, planilha, gráficos, tabelas e mailling list, para melhor atuação nas áreas de saúde e comércio.