FAB deve confirmar na quinta-feira que Legacy não seguiu plano de vôo

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 15 de novembro de 2006 as 15:43, por: cdb

O relatório do Cenipa (Centro Nacional de Investigação e Prevenção de Acidentes) vai confirmar nesta quinta-feira que os pilotos norte-americanos do jato Legacy que teria se chocado com o Boeing 737-800 da Gol em 29 de setembro, não seguiram o plano de vôo, segundo reportagem exibida nesta terça pelo “Jornal Nacional”, da TV Globo.

A reportagem afirma que o relatório preliminar do centro concluiu que os pilotos Jan Palladino e Joseph Lepore se mantiveram durante toda a viagem a 37 mil pés de altitude,mesma do Boeing, quando deveriam baixar para 36 mil pés e subir para 38 mil em seguida.

O relatório também mostra que por meia hora, ao passar por Brasília, o Legacy ficou sem nenhuma comunicação com a torres de controle. Nesse período, os controladores teriam tentado fazer contato com o jatinho sete vezes. Os investigadores também afirmam que, nesse período, os pilotos americanos não fizeram nenhuma manobra arriscada e que toda a trajetória do vôo foi linear.

A FAB não se manifestou sobre a reportagem e confirmou que o anúncio oficial do relatório deve ser feito apenas na quinta-feira.