Exposição homenageia mulheres negras

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 10 de março de 2007 as 15:06, por: cdb

Até o dia 23 de março, a mulher negra será homenageada na exposição ””Filhas da Àfrica”” na Sala Djanira, coordenada pela Fundação Escola de Serviço Público (Fesp). Cerca de 50 fotografias de Zezinho Andrade retratam mulheres negras famosas e anônimas. A mostra, inaugurada no Dia da Mulher, 8 de março, tem a parceria da Assessoria de Assuntos Afro-Brasileiros da Secretaria de Estado de Cultura.

Além das imagens do fotógrafo Zezinho Andrade, o universo das mulheres negras está presente em textos e poesias emolduradas e envoltas em tecidos de Moçambique que, com o típico colorido africano, iluminam as fotografias das afro-descendentes.

Negras famosas como as atrizes Ruth de Souza, Zezé Motta, Zenaide e a ex-atleta Aída dos Santos – que participou das Olimpíadas de Roma e de Tóquio – além de nomes como o de Mãe Beata de Yemanjá, Conceição Evaristo e Joselina Silva, estão entre as imagens. Vó Maria, a viúva de Donga – autor do primeiro samba brasileiro “Pelo telefone” é destaque na mostra. Vó Maria é cantora e tem 96 anos de ano. Aos 91 anos, gravou seu primeiro CD de sambas e boleros. A pedido dos presentes, a veterena cantou na inauguração da exposição, no Dia da Mulher, músicas do marido e de outros autores.

Serviço Exposição – “Filhas da África” Sala Djanira – Avenida Carlos Peixoto, 54, Botafogo, em frente ao Rio Sul Visitação – de segunda a sexta, das 10h às 19h Data – até 23/03 Entrada gratuita