Exposição Guerra e Paz fica até o dia 6 no Theatro Municipal

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 3 de janeiro de 2011 as 12:32, por: cdb

Devido ao seu grande sucesso, a exposição Guerra e Paz, que apresenta painéis de Candido Portinari no Theatro Municipal do Rio, foi prorrogada por mais uma semana. Dessa forma, o público poderá ver, até 6 de dezembro, as obras do artista, em sessões nos seguintes horários: 14h, 16h, 18h e 20h. Os painéis voltaram ao Brasil, depois de 53 anos, para exposição e restauro.

Consideradas as maiores obras murais de Portinari, as imagens de Guerra e Paz foram encomendas do governo brasileiro para cessão à sede da ONU, em Nova York, onde desde 1957 estão localizados em local nobre, no hall de entrada da Assembléia Geral, mas de acesso restrito aos delegados das Nações, não podendo ser vistos pelo público – nem mesmo durante as visitas guiadas da ONU – por motivos de segurança.

Durante a visitação à obra, no Municipal o público assiste a um filme sobre o artista e o processo de construção dos painéis, além de uma projeção com a seleção de 180 estudos preparatórios que Portinari fez durante a construção da obra. Em seguida, são apresentados, no palco, os murais originais, que medem, aproximadamente, 14 metros de altura por 10 metros de largura e pesam 2,8 toneladas.

No ano em que comemora o seu renascimento, o Theatro Municipal encerrou a temporada 2010 com uma maratona de gala. No fim de semana de 18 e 19 de dezembro, nada menos que quatro concertos passaram pela casa, em homenagem aos painéis Guerra e Paz.