Exposição conta história de fazendas do Ciclo do Café

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 31 de maio de 2003 as 14:46, por: cdb

A exposição “Memórias do Vale do Ciclo do Café” pode ser visitada até neste domingo no Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro. O evento, com entrada gratuita, apresenta diversas peças do mobiliário e da decoração de fazendas dos antigos barões do café, que lembram os costumes, as lendas e a culinária típica da região.

Em homenagem às fazendas históricas da Região do Médio Paraíba, foram lançados dois selos. A iniciativa do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) no Rio de Janeiro e do Conciclo (Conselho de Turismo da Região do Vale do Ciclo do Café) tem o objetivo de divulgar, na capital, os atrativos turísticos e culturais das cidades que compõem a região localizada no Médio Paraíba.

O projeto tem ainda como parceiros as prefeituras de Barra do Piraí,
Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paracambi, Piraí, Rio das Flores, Valença e Vassouras.

A exposição promete uma verdadeira viagem ao tempo dos barões do café. Os visitantes são recebidos no terceiro andar do Centro Cultural Correios por atores representando o Barão de Mamucaba e suas mucamas, as escravas da época.

Ao som da orquestra de cordas do PIM (Projeto de Integração Musical de Vassouras), os visitantes podem apreciar peças de arte sacra, camas, mesas, cadeiras, quadros e muitos outros objetos que reproduzem o cenário das 24 fazendas históricas da região, ainda preservadas e atualmente abertas à visitação.