Explosões atingem delegacias no Iraque

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 22 de novembro de 2003 as 08:35, por: cdb

Pelo menos quinze pessoas morreram em ataques com carros-bomba a delegacias de polícia no norte do Iraque, segundo a própria polícia.

As explosões ocorreram nas cidades de Khan Bani Saad e Baquba, no chamado “triângulo sunita” – região conhecida como reduto dos simpatizantes do ex-líder iraquiano, Saddam Hussein.

Várias pessoas teriam também ficado feridas nos ataques, que ocorreram bem no início da manhã deste sábado.

Enquanto isso, um avião de transporte operado pela empresa DHL teria sido atingido por um míssil, mas teria conseguido pousar no aeroporto de Bagdá com segurança. Não há relatos de vítimas nesse incidente.
Testemunhas dizem que o avião pousou com as asas em fogo e que pareciam ter sido atingidas por um míssil, mas isso ainda não está confirmado.

Carros-bomba

A polícia iraquiana disse que as explosões ocorreram minutos uma após a outra e as duas teriam causado sérios danos às delegacias de polícia.

O chefe de polícia de Khan Bani Saad, Ismail Kano al-Askari, disse que um carro Chevrolet foi “em direção à estação muito rapidamente. A polícia atirou, mas o carro não parou”.

Na segunda explosão, na delegacia de polícia de Baquba, houve várias vítimas.

Segundo a agência de notícias Associated Press, citando uma porta-voz do comando militar, nenhum integrante das forças lideradas pelos Estados Unidos teria se ferido.

Forças americanas haviam sido atacadas na cidade de Baquba em outras ocasiões.

Na semana passada, helicópteros e jets americanos bombardearam a cidade de Baquba em uma das operações mais pesadas no país desde que o presidente americano, George W. Bush, declarou o fim dos grandes confrontos no Iraque em maio.