Explosão mata 13 pessoas em Bagdá

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 8 de junho de 2006 as 10:37, por: cdb

Pelo menos 13 pessoas morreram, nesta quinta-feira, na explosão de uma bomba em um mercado do sul de Bagdá, pouco depois do anúncio da morte do líder da Al Qaeda no Iraque, Abu Musab al-Zarqawi.

Segundo fontes do Ministério do Interior, o atentado aconteceu por volta das 11h30 (5h30 de Brasília) em um mercado do bairro de Jadida.

A explosão ocasionou ferimentos em 28 pessoas, algumas delas em estado grave, e danos materiais em várias lojas da região.

No mesmo bairro, dois civis morreram hoje em uma explosão durante a passagem de uma patrulha da Polícia, cujos quatro membros ficaram feridos.

O ataque no mercado aconteceu depois de o primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, anunciar a morte de Al-Zarqawi, considerado o cérebro de vários atentados sangrentos e do seqüestro de dezenas de pessoas no Iraque.

Segundo Al-Maliki, Al-Zarqawi morreu na terça-feira junto a sete de seus ajudantes em um ataque aéreo das tropas americanas, em coordenação com as forças de segurança iraquianas, no norte da cidade de Baquba, cerca de 65 quilômetros ao nordeste de Bagdá.