Exército entrará em Fallujah para prender assassinos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 3 de abril de 2004 as 09:24, por: cdb

As tropas dos Estados Unidos entrarão em Fallujah, 50 km ao oeste de Bagdá, para buscar e prender os integrantes da guerrilha que na última quarta-feira planejaram uma emboscada e mataram quatro civis norte-americanos, afirmou este sábado um de seus porta-vozes.

O exército dos Estados Unidos possui vídeos sobre a morte dos quatro seguranças e está tentando identificar os autores do crime.


“Vamos entrar em Fallujah e estabelecer uma presença no local. Vamos separar o inimigo da população. Vamos destruí-lo”, disse a fonte.


“Seria melhor se os autores do atentado se rendessem, o que não nos obrigaria a agir com força”, acrescentou.


“A natureza e a amplitude da operação em Fallujah serão diferentes se o inimigo se entregar”, disse, lembrando que o prefeito da cidade entregou o corpo de um dos norte-americanos.


Em uma entrevista à rede de televisão Fox na sexta-feira, o general Mark Kimmitt, chefe adjunto das operações militares no Iraque, declarou “Antes de entrar na cidade vamos dar aos habitantes de Fallujah a oportunidade de nos entregarem os criminosos. Caso isso não aconteça, estamos prontos para buscá-los”.


“Haverá uma resposta e será clara para todos”, declarou o secretário adjunto de Estado, Richard Armitage.