Exército de Israel destrói casas palestinas à procura de túneis

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 11 de outubro de 2003 as 10:45, por: cdb

O Exército de Israel demoliu cerca de dez casas no campo de refugiados de Rafah, segundo fontes palestinas, durante uma ofensiva em busca de traficantes que levam armas do Egito para a Faixa de Gaza.

Na ação, mais um palestino teria morrido – na quinta-feira, quando a operação com tanques e helicópteros foi lançada, outros sete palestinos já haviam morrido e cerca de 50 ficado feridos.
Israel afirma que seus militares descobriram um terceiro túnel no campo de refugiados, que fica próximo à fronteira do território palestino com o Egito.

Nenhuma arma foi encontrada até agora e o Exército diz que prosseguirá com as buscas.
Israel afirma estar agindo após receber informações de que militantes palestinos estariam transportando lança-mísseis portáteis capazes de atingir tanques, helicópteros e aviões de combate.

Condenação

O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, condenou a morte de civis durante a incursão militar.
Correspondentes no local afirmam que a ofensiva marca uma inovação com relação à tática usada pelos israelenses até agora – os soldados antes entravam apenas por algumas horas nos campos de refugiados e se retiravam rapidamente.

Soldados e militantes têm se enfrentado em trocas de tiros esporádicas no interior do campo de Rafah.

Os palestinos chegaram a lançar morteiros contra assentamentos judaicos em Gush Katif, sem, porém, atingir nenhum morador.

Nabil Abu Rudeina, assessor do presidente da Autoridade Palestina, Yasser Arafat, condenou a ação de Israel. – Condenamos fortemente estes crimes de guerra israelenses, que estão fazendo uma tragédia humana – declarou.

Zalman Shoval, porta-voz do governo de Israel, disse que a iniciativa militar tem como base objetivos práticos.

– Se tivermos sucesso . pelo menos temporariamente, porque não podemos policiar essas áreas todas as horas do dia – pelo menos essas áreas não serão usadas e não haverá nenhum tráfico desse tipo- disse ele.