Exército da Colômbia captura 39 colaboradores da guerrilha do ELN

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 30 de setembro de 2003 as 01:41, por: cdb

O Exército colombiano capturou na última segunda-feira 39 colaboradores da guerrilha do ELN durante uma operação para libertar os sete excursionistas estrangeiros seqüestrados pelo grupo rebelde em setembro passado, revelaram as autoridades.

O coronel Francisco Forero, comandante do Batalhão Córdova, informou que as prisões ocorreram em várias localidades de Sierra Nevada de Santa Marta (norte), o que permitiu desmantelar a rede logística do Exército de Libertação Nacional (ELN) na região.

– Capturamos médicos, enfermeiras e técnicos de rádio, tirando o apoio médico e de comunicação da guerrilha na zona – de Sierra Nevada de Santa Marta, onde ocorreu o seqüestro.

Durante a mesma operação, ‘chegamos a um acampamento do Exército de Libertação Nacional onde encontramos um gorro e uma mochila de um dos dois israelenses sequestrados’, revelou Forero.

No dia 12 de setembro passado, um grupo de excursionistas – quatro israelenses, dois britânicos, um espanhol e uma alemã – foi seqüestrado na Cidade Perdida, dentro da reserva indígena situada em Sierra Nevada, a 950 km ao norte de Bogotá.

Um dos britânicos, Matthew Scott, fugiu pouco depois após cair num precipício, iniciando uma caminhada de 12 dias que terminou terça-feira passada, quando foi encontrado.

Na segunda-feira, o governo colombiano pediu oficialmente à Igreja Católica que inicie a mediação para libertar os estrangeiros.

O coronel Forero destacou que apesar da possibilidade de mediação da Igreja, ‘até o momento não recebeu qualquer ordem para suspender ou reduzir as operações militares’.

O Exército de Libertação Nacional assumiu o seqüestro dos estrangeiros, em um comunicado na internet no qual atribui aos militares a responsabilidade pelo destino dos reféns.

No mesmo comunicado, o ELN destaca sua ‘vontade de encontrar uma saída incruenta para o seqüestro.
 
– Queremos o diálogo e a busca do melhor desfecho – completa o comunicado.