Exército americano diz ter informações sobre paradeiro de Saddam

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 13 de outubro de 2003 as 17:50, por: cdb

A inteligência militar americana afirmou recentemente que possui informações “confiáveis” referentes ao paradeiro do ex-governante iraquiano, Saddam Hussein, que estaria numa grande área ao norte de Bagdá, segundo porta-voz do exército americano.

“Caso haja alguma informação confiável sobre Saddam, obviamente vamos tomar medidas”, disse a Major Josslyn Aberle, da 4a. Divisão de Infantaria do Exército americano.

As informações sobre o ditador iraquiano deposto provêm de várias fontes, disse Aberle, inclusive a “inteligência humana” que levou as forças americanas aos filhos escondidos de Saddam, Uday e Qusay Hussein em julho. Os filhos foram mortos em Mosul, cidade ao norte do Iraque, durante tiroteio com militares americanos em 22 de julho.

A área de operações da 4ª Divisão inclui uma região de 300 Km por 400 Km, estendendo-se dos subúrbios do norte de Bagdá aos campos petrolíferos ao norte de Kirkuk. A cidade natal de Saddam, Tikrit, localiza-se nesta área.

As informações sobre Saddam surgiram após as notícias sobre os quatro ataques isolados contra militares americanos ao norte do Iraque dentro de um período de 24 horas. Dois soldados americanos foram mortos e sete feridos durante o ataque, segundo a oficial americana.

Além disso, o número de baixas com a explosão suicida próxima ao Hotel Bagdá subiu para 10 na segunda-feira. A polícia iraquiana está liderando as investigações sobre a explosão e inúmeras pessoas foram detidas, segundo o porta-voz das forças de coalizão, Charles Heatley.