Executivo Municipal inicia entrega dos livros do Programa para Paz nas Escolas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 2 de março de 2012 as 07:32, por: cdb

Tweet

   A Prefeitura de Porto Velho iniciou nesta quinta feira (1° de março) a entrega dos livros didáticos do Programa de Educação para a Paz nas Escolas. Diretores dos estabelecimentos de ensino localizados na zona urbana da Capital receberam o material diretamente do almoxarifado da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Nas escolas da zona rural, a entrega dos livros será feita na próxima terça feira (6).

   Conforme informou a coordenadora do programa, Suzana Rodrigues da Costa, 66 escolas municipais estão inseridas nessa ação da prefeitura, que vai atender um total de 23 mil crianças do 1° ao 4° ano do ensino fundamental. Cada aluno receberá um livro específico para a sua série, que será utilizado durante o ano todo. “Os professores já foram capacitados e devem trabalhar com os livros imediatamente”, informou.

   A coordenadora explicou que o programa estabelece uma aula por semana sobre a Educação para Paz nas Escolas, mas esse trabalho deverá ser feito de forma transversal, sempre fazendo um “link” com as demais disciplinas. “São livros que ensinam as crianças a trabalharem suas emoções e compete aos educadores escolherem o melhor momento para transmitir os conteúdos. Os professores, no entanto, devem seguir a metodologia de ensino que aprenderam durante o curso de capacitação”, disse.

   Os destinados aos alunos do 1° ano são mais ilustrativos, os do 3° trabalham as curiosidades sobre as regiões do Brasil. Já o material do 4° ano aborda luta, força e agressividade, sempre visando o controle emocional das crianças nas mais diversas situações. No decorrer do ano, de acordo com Suzana, haverá acompanhamento pedagógico para verificar as mudanças no comportamento dos estudantes e o nível de aprendizado. Segundo ela, pesquisas indicam que o programa também contribuiu para melhorar o rendimento escolar dos alunos.

   Foram investidos cerca de um milhão de reais no Programa, que foi implantado na rede de ensino municipal em 2011, sob a responsabilidade do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino (Dade). No ano passado o Educação para Paz nas Escolas atendeu 10.102 alunos. Como a avaliação positiva feita com pais, estudantes e professores, a prefeitura decidiu ampliar a sua abrangência.

Por Augusto José
Foto: Arquivo Comdecom

Próximo &gt