Ex-fotógrafa de Al Gore continua desaparecida

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 31 de março de 2003 as 15:03, por: cdb

A jornalista americana Molly Bingham, ex-fotógrafa do candidato presidencial democrata Al Gore, continua desaparecida em Bagdá, vários dias depois de ter sido retirada, pela polícia iraquiana, do hotel onde se hospedava, informou nesta segunda-feira, uma de suas primas.

De acordo com a fonte, Molly Bingham, de 34 anos, estaria sob custódia da polícia iraquiana, devido à suspeita de que a fotógrafa seja uma espiã, baseada no fato de ela ter trabalhado para Gore durante sua campanha presidencial em 2000.

Clara Bingham, prima da jornalista, disse à rede de televisão ABC que as autoridades de Bagdá invadiram o quarto de Molly, no hotel Palestine de Bagdá, na terça-feira passada (25), e que, depois de pegar alguns de seus pertences, a levaram para um local desconhecido.

Além disso, explicou que Molly é uma jornalista que trabalha de forma independente em Bagdá, e que já tinha sido detida pela polícia iraquiana por quatro horas, no último dia 22 de março.

Após ter sido interrogada pelas autoridades, Molly ligou para sua irmã para dizer que estava bem, acrescentou Clara.

Outros dois jornalistas do Newsday, de Nova York, os quais estavam hospedados no hotel Palestine, também estão desaparecidos, desde o mesmo dia em que Molly foi retida, informou o editor desse jornal, Charlotte Hall, à rede de televisão ABC.

Hall afirmou que a última vez que teve notícias de Matthew McAllester, de 33 anos, e do fotógrafo espanhol Moisés Saman, de 29, foi há uma semana, e disse estar tomando providências para descobrir o paradeiro dos jornalistas junto ao Comitê da Cruz Vermelha Internacional, missão do Iraque perante a ONU e outras entidades mundiais.

No último dia 28 de março, a organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) pediu às autoridades iraquianas e americanas que façam o possível para ajudar a encontrar os nove jornalistas, desaparecidos desde o começo do conflito.

Dentre os desaparecidos informados pela RSF, está Molly Bingham.