Evo admite que ainda não sabe governar

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 15 de maio de 2006 as 00:08, por: cdb

Presidente boliviano, Evo Morales admitiu neste domingo em Paris que “ainda está tentando saber como se governa”, e confessou que não é facil passar de “líder sindical a presidente”.

– Ainda estou tentando saber como se governa. Não me acostumo com a presidência. A vezes penso que ainda sou um dirigente sindical – revelou Evo durante um encontro com dirigentes da esquerda e representantes latino-americanos em Paris. Ele afirmou ser “mais fácil” organizar passeatas do que tentar entender o protocolo, se acostumar às medidas de segurança ou lidar com a diplomacia.

Para o presidente, a Assembléia Constituinte que será eleita em julho e começará a trabalhar em agosto mudará este panorama e a “história da Bolívia”.

– Nós temos outro tipo de diplomacia, a do povo para o povo. As vezes, me sinto obrigado a me transformar em um burocrata por culpa do sistema. A Bolívia precisa de mudanças estruturais, mas muitas vezes quero mudar algo ou propor um projeto novo, mas há leis que me obrigam a esperar meses. De dirigente passei a presidente, após muitas lutas sociais, mas o presidente um dia se irá, e o companheiro Evo será eterno – disse ele.