Europeus e iranianos voltam a discutir questão nuclear

Arquivado em:
Publicado Domingo, 27 de Novembro de 2005 às 12:41, por: CdB

Grã-Bretanha, França e Alemanha aceitaram a proposta do Irã para retomar as discussões sobre o programa nuclear do país, interrompidas em agosto. Mais cedo, a agência estatal iraniana IRNA publicou notícia onde informava sobre a retomada das negociações e citava um comunicado divulgado pelo Conselho Supremo de Segurança Nacional, que previa a volta das conversas para dezembro. A notícia foi confirmada, neste domingo, por um porta-voz do governo britânico.

- Eu posso confirmar que a carta foi escrita pelos três ministros (da Grã-Bretanha, França e Alemanha) oferecendo a restauração das negociações sobre a questão nuclear - informou o porta-voz.

O chefe das negociações nucleares do Irã, Ali Larijani, escreveu para os três ministros da UE no começo do mês pedindo a retomada das discussões. Um diplomata europeu disse, em Teerã, que a carta enviada pelos ministros afirma que as discussões apenas poderão ser retomadas se o Irã estiver pronto para discutir uma proposta da Rússia apoiada pelos Estados Unidos e pela União Européia.

A proposta permite que o Irã mantenha um programa nuclear civil, mas o processo de enriquecimento de urânio, que pode ser utilizado como combustível para bombas, deveria ser transferido para a Rússia sob uma joint venture. A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) decidiu, na quinta-feira, que por enquanto não irá encaminhar a questão do Irã para o Conselho de Segurança da ONU.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo