Eudóxia de Barros inaugura piano de cauda do Teatro Vitória

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 1 de março de 2012 as 11:13, por: cdb

Concerto será gratuito e celebra aquisição importante para área cultural municipal.

Ela é natural de São Paulo e possui um currículo extenso e premiado. É agraciada com quase uma centena de dedicatórias dos mais destacados compositores eruditos brasileiros. Eudóxia de Barros será a responsável pelo primeiro concerto usando o piano de cauda do Teatro Vitória, que acontece na quarta-feira, 7 de março, às 20h, com entrada franca. A realização é da Prefeitura de Limeira, através da Secretaria da Cultura.

As interpretações de Eudóxia – sempre muito delicadas e cuidadosas – vão de Chiquinha Gonzaga a Osvaldo Lacerda; de Bach a Beethoven e a Chopin, muitas delas registradas em CDs e DVDs.

“É uma apresentação imperdível, de qualidade inquestionável, que celebra a vinda de um piano ao Vitória, antiga reivindicação dos artistas e produtores da nossa cidade”, citou o secretário da Cultura, José Farid Zaine.

Quem também afirmou que tanto a aquisição quanto o concerto merecem ser comemorados foi o diretor do teatro, Fábio Ribeiro. “O teatro precisava, é uma grande vitória da Secretaria da Cultura”.

O piano preto, modelo meia cauda, da marca Suzuki, custou R$ 44,9 mil à pasta cultural. “Foi uma verba muito bem investida”, garantiu Ribeiro.

Farid explicou que, desta forma, mais concertos que utilizem pianos devem acontecer no teatro. “Trata-se de algo indispensável para que a agenda cultural da cidade continue eclética e agradando todos os tipos de público”.

Aos interessados pelo concerto da pianista, serão distribuídas senhas de acesso ao Vitória a partir das 18h na data da apresentação. Mais informações podem ser obtidas nos telefones do teatro, (19) 3451 6679 e 3451 2675.

Sobre Eudóxia:
Eudóxia de Barros (nascida em São Paulo, no dia 18 de setembro de 1937) é uma pianista brasileira, importante figura da música erudita do Brasil.

Estudou com Guilherme Fontainha, Magda Tagliaferro, Nellie Braga, Lina Pires de Campos e o compositor brasileiro Osvaldo Lacerda, com quem viria a se casar em 3 de setembro de 1982. O professor Osvaldo Lacerda faleceu em 18 de julho de 2011. Eudóxia de Barros aperfeiçoou-se na França, Estados Unidos e Alemanha. Venceu por unanimidade o concurso para solista da North Carolina Symphony, e foi solista da Cleveland Philharmonic Orchestra.

Apresentou-se com grande brilho nas principais capitais do mundo e inúmeras cidades de todo o Brasil. Em 1979, publicou o livro Técnica Pianística. Gravou 31 discos. Muito tem contribuído para divulgar a obra musical de seu marido, o falecido professor Osvaldo Lacerda. Recebeu o Prêmio Nacional da Música outorgado pela Funarte em 1995.

Fonte: Wikipédia