EUA tem 27 milhões de lares com internet em banda larga

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 8 de abril de 2004 as 17:58, por: cdb

Uma pesquisa de uma empresa especializada constatou que 20% dos lares dos Estados Unidos possuíam conexões de alta velocidade à internet no fim de 2003. De acordo com a empresa In-Stat/MDR, que conduziu o estudo, isso equivale a cerca de 27 milhões de lares, e mostra que a banda larga caiu no gosto do público.

A pesquisa afirma que as áreas de entretenimento, redes de computador domésticos, telefonia via web e games on-line estão sendo beneficiadas pelo crescimento do acesso em alta velocidade.

“Isso começa um ciclo onde a internet em banda larga alimenta o crescimento de jogos on-line e redes de computador e vice-versa”, disse Daryl Schoolar, analista da In-Stat/MDR, ao site “vnunet.com”.

De acordo com o estudo, a maioria do acesso em alta velocidade nos EUA é feita por meio das conexões a cabo, enquanto o acesso via DSL fica em segundo lugar.

A internet via redes elétricas está começando a crescer, mas a fibra óptica deve demorar a deslanchar, por causa do preço e problemas de regulamentação do setor.

No Brasil

Em terras brasileiras, não há tanta gente conectada à web em alta velocidade quanto nos Estados Unidos. Mas, segundo dados do Ibope/NetRatings, instituto que mede a audiência na web, proporcionalmente há mais usuários de banda larga no Brasil: 37,2% do acesso nas residências é feito por meio dessa tecnologia. Isso significa que 4,6 milhões de usuários surfam pela web em alta velocidade.

Os internautas brasileiros conectados em alta velocidade, porém, usam mais a rede que os colegas norte-americanos. Segundo o Ibope, os brasileiros passaram, em média, 19h17 na web em fevereiro, contra 18h45 (média) gastas pelos americanos no mesmo período.

Para o Ibope, esse grupo de usuários oferecem uma oportunidade para os sites de comércio eletrônico e outros serviços, que podem aproveitar o acesso em banda larga para atrair o consumidor. Um dos exemplos citados pelo instituto é a criação de vídeos com demonstrações e avaliações de produtos.