EUA, Rússia, União Européia e ONU se reúnem em Nova York

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 26 de setembro de 2003 as 00:52, por: cdb

O quarteto para o Oriente Médio, integrado por Estados Unidos, Rússia, União Européia e ONU, se reunirá nesta sexta-feira em Nova York, à margem da Assembléia Geral das Nações Unidas.
 
A reunião terá a presença do secretário norte-americano de Estado, Colin Powell, o chanceler russo, Igor Ivanov, o chefe da diplomacia italiana que representa a UE, Franco Frattini, e o secretário-geral da ONU, Kofi Annan.

Powell declarou na última quinta-feira que segue acreditando ‘na vigência do conceito do Mapa da Paz’, mas destacou que será preciso esperar o novo governo palestino para tentar relançar o processo.
 
– Acreditamos fortemente na vigência do conceito do Mapa da Paz, mas devemos esperar que os palestinos formem seu novo governo para que tenham um interlocutor neste processo – disse.

O ‘Mapa da Paz’, promovido pelo Quarteto, aponta as etapas para se chegar a um acordo entre israelenses e palestinos e pacificar a região.
 
O plano, considerado por muitos como a última oportunidade de paz no Oriente Médio, prevê o fim da violência, o desarmamento dos grupos palestinos, a suspensão da colonização judaica nos territórios e a criação de um Estado palestino até 2005.

O recente ciclo de atentados e represálias e a queda do primeiro-ministro palestino, Mahmoud Abbas, bloquearam nas últimas semanas o processo de paz. Ahmed Qureia foi designado para o lugar de Abbas, mas até o momento não conseguiu formar o novo governo.