EUA restringem imprensa em enterro de soldados

Arquivado em:
Publicado Sexta, 14 de Novembro de 2003 às 19:26, por: CdB

O Pentágono, que já proibiu a presença da imprensa na chegada dos caixões com os corpos dos soldados mortos no Iraque, restringiu agora a cobertura dos enterros no Cemitério Nacional de Arlington. Jack Metzler, superintendente do cemitério, disse ao jornal The Washington Post que a imprensa deve permanecer em uma área restrita durante os funerais de soldados.

A área para jornalistas ficará tão afastada dos jazigos que será impossível ouvir as orações ou discursos fúnebres. Só serão abertas exceções se uma família permitir o acompanhamento numa área mais próxima ao túmulo. Metzler, que afirmou que as ordens foram determinadas pelo Pentágono, acrescentou que simplesmente serão aplicadas regras que já existiam.

O Pentágono já impediu a presença da imprensa na Base Dover da Força Aérea, em Delawere, na chegada de ataúdes com restos mortais de seus militares que faleceram no Iraque. Em ambos os casos as autoridades militares assinalaram que simplesmente aplicam as regras já vigentes e que visam apenas respeitar a dor das famílias dos soldados.

Alguns críticos da guerra no Iraque acreditam que esta medida visa apenas reduzir o impacto na opinião pública dos EUA da chegada dos corpos.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo