EUA reabrirão embaixada em Riad neste sábado

Arquivado em:
Publicado Sexta, 14 de Novembro de 2003 às 19:40, por: CdB

Os Estados Unidos reabrirão neste sábado a embaixada e consulados na Arábia Saudita, após avaliar os riscos de segurança na região. A informação foi divulgada nesta sexta-feira pelo Departamento de Estado norte-americano.

Tanto a embaixada em Riad como os consulados em Jedá e Dahrán fecharam no último sábado, pouco antes que um atentado suicida matou 17 pessoas e feriu cerca de outras cem na capital saudita. Um porta-voz do Departamento de Estado, Adam Ereli, informou que as autoridades decidiram reabrir sua representação diplomática na Arábia Saudita depois de concluir que foram tomadas as precauções de segurança necessárias.

No entanto, fontes próximas à decisão acreditam que novos atentados não podem ser descartados e que os norte-americanos na Arábia Saudita devem permanecer cautelosos.

O Governo saudita explicou nesta sexta-feira as medidas que tomou para combater os grupos extremistas responsáveis pelos atentados dos últimos meses. Adel Al-Jubeir, assessor de Relações Exteriores do príncipe Abdulá, disse em Washington que o Governo saudita não tem intenção de permitir que grupos extremistas envolvidos com a Al-Qaeda continuem "o culto mortífero" para afastar os EUA dos árabes e muçulmanos.

Durante uma entrevista coletiva, Al-Jubeir destacou que, desde os atentados terroristas de 2001 contra os EUA, as autoridades sauditas detiveram mais de 600 pessoas, desbarataram dezenas de células da Al-Qaeda no país e destruíram fábricas de armas. Também foram reforçadas as medidas para combater o financiamento de atividades terroristas e auditadas 245 organizações filantrópicas, entre outras medidas.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo