EUA querem transformar gordura animal em biodiesel

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 14 de novembro de 2006 as 12:47, por: cdb

A Tyson Foods, maior produtora de carne dos Estados Unidos, produz 1 bilhão de quilos de gordura animal por ano e a empresa acredita que pode transformar isso em combustível, disseram representantes da companhia a jornalistas na terça-feira.

– Acreditamos que isso é uma vitória para nossa energia, é uma vitória para nosso meio ambiente, e acreditamos que será uma grande vitória para nossos acionistas também – disse Jeff Webster, representante da equipe de Estratégia Corporativa e Desenvolvimento da empresa.

A companhia está realizando pesquisas para tentar transformar a gordura em biodiesel, pois seu custo é menor do que o de óleos vegetais. Não foi discutido um cronograma para o projeto. A empresa também informou que espera completar no início do ano que vem uma parceria para uma operação no setor de carne de aves no Brasil e outra parceria para operação no setor de carne bovina na Argentina. No Brasil, o baixo custo dos grãos, da mão-de-obra e o acesso à Europa estão gerando crescimento, segundo Rick Greubel, vice-presidente da unidade internacional da Tyson.