EUA prendem suspeitos na cidade de Saddam

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 30 de outubro de 2003 as 14:29, por: cdb

As tropas americanas prenderam durante a madrugada desta quinta-feira, em Tikrit, cidade natal de Saddam Hussein, suspeitos de planejar ataques contra as forças de coalizão no Iraque.

“Nosso objetivo era localizar o que suspeitamos que seja uma célula de rede terrorista”, disse o coronel Steve Russel à agência de notícias Reuters.

A operação militar ocorreu em meio às suspeitas de que Izzat Ibrahim Al-Douri, o número dois no ex-governo iraquiano e ainda não capturado, teria coordenado pelo menos alguns dos recentes ataques no país.

Um funcionário do alto escalão do Pentágono disse que há evidências de que Al-Douri teria participado diretamente dos últimos ataques cometidos por combatentes fiéis a Saddam e por guerrilheiros estrangeiros.

Recursos

Há informações de que, em função da escalada da violência no Iraque, o Exército americano estaria planejando redirecionar recursos da busca por armas de destruição em massa para a luta contra o terrorismo no país.

O correspondente da BBC no Pentágono, Nick Childs, diz que o setor de inteligência se tornou uma área-chave dentro do Exército dos Estados Unidos.

Na quarta-feira, o número de americanos mortos no Iraque desde que o presidente americano, George W. Bush, anunciou o fim da guerra no país aumentou para 115.

Com as novas baixas, o número de mortes no ‘pós-guerra’ ultrapassou a quantia de soldados americanos mortos durante o confronto.