EUA pode sofrer sanção milionário da União Européia

Arquivado em:
Publicado Quarta, 05 de Novembro de 2003 às 01:03, por: CdB

A União Européia aplicará sanções milionárias contra os Estados Unidos se até o final de 2003 Washington não acabar com os subsídios para seus exportadores (FSC), como exige a OMC, advertiu na última terça-feira o comissário europeu para o Comércio, Pascal Lamy.

O Congresso americano discute atualmente um projeto para modificar as vantagens fiscais concedidas aos exportadores, que segundo Lamy violam as normas da Organização Mundial do Comércio.

- Os legisladores americanos ainda têm tempo de cumprir (as determinações da OMC) - disse o comissário europeu após dois dias de reuniões com parlamentares em Washington.
 
- O que figura atualmente nos projetos (de lei) não é compatível com a OMC - falou.

Várias comissões legislativas aprovaram diferentes textos para substituir a FSC (Foreign Sales Corporations) por uma nova lei, mas sem chegar a um texto único.

A OMC decidiu em janeiro do último ano que a FSC viola as normas ao conceder vantagens a milhares de empresas americanas que operam com subsidiárias em paraísos fiscais, o que abriu caminho para represálias comerciais por parte da UE.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo