EUA ordenam que navios se dirijam para o Mar Vermelho

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 13 de março de 2003 as 21:12, por: cdb

Entre 10 e 15 navios equipados com mísseis receberam a ordem de se dirigir do Mediterrâneo para o Mar Vermelho, para se colocarem em posição de ataque ao Iraque, anunciou esta quinta-feira um funcionário do Departamento da Defesa.

A ordem foi aprovada esta quinta-feira pelo Pentágono e envolve de 10 a 15 navios e submarinos com capacidade para disparar mísseis de cruzeiro Tomahawk, informou o funcionário que pediu para não ser identificado.

A decisão está relacionada à negativa atual da Turquia de permitir que as tropas americanas sobrevoem seu território, explicou outro funcionário militar.

Segundo ele, Washington espera deslocar os destróieres, cruzadores e submarinos para o Mar Vermelho para que, de lá, possam lançar mísseis sobre o Iraque em caso de guerra, “com a cooperação da Arábia Saudita”.

O embaixador turco em Washington, Faruk Logoglu, informou esta semana que foram feitas discussões preliminares sobre um pedido do Pentágono para poder utilizar o espaço aéreo turco em caso de conflito.

Para a realização dos bombardeios com aparelhos dos dois porta-aviões americanos no Leste do Mediterrâneo, sobrevôo de mísseis e até uma operação aérea sobre o Norte do Iraque, os EUA precisam da autorização do Parlamento de Ancara.