EUA libertam oito ex-membros do regime de Saddam

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 19 de dezembro de 2005 as 12:51, por: cdb

As forças armadas norte-americanas no Iraque anunciaram, nesta segunda-feira, ter libertado oito ex-integrantes do regime de Saddam Hussein. Não foram divulgados os nomes dos detidos. Alguns deles já teriam inclusive deixado o território iraquiano, afirmou o representante militar.

– Vários deles foram detidos originalmente por serem suspeitos de possível envolvimento em crimes de guerra e como testemunhas em outros casos. Eles foram libertados como parte de um processo em andamento há vários meses de consultas com o governo iraquiano – disse o porta-voz americano, Barry Johnson.

Circulavam no Iraque informações sobre um possível acordo para libertar antigas figuras do regime para acalmar os árabes sunitas do país, de acordo com correspondentes. A emissora de televisão árabe por satélite, Al-Arabiya, disse que entre os iraquianos libertados estão um ex-diretor de energia atômica e ministro de Educação Superior, Humam Abd Al-Khaliq, e um ex-ministro dos Transportes, Ahmad Murtada. Segundo a agência de notícias Associated Press, uma fonte da área legal disse que também está entre os libertados Huda Salih Mahdi Ammash, que trabalhou no programa de armas biológicas do regime de Saddam Hussein e recebeu o apelido de ”doutora antraz”.