EUA insistem que existe vínculo entre a Al-Qaeda e Saddam Hussein

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 27 de junho de 2003 as 18:29, por: cdb

Os Estados Unidos reafirmaram nesta sexta-feira sua convicção de que existiam vínculos entre a rede terrorista Al-Qaeda e o antigo regime de Saddam Hussein no Iraque, depois que um especialista da ONU declarou que nada havia sido demonstrado nesse sentido.

O departamento de Estado declarou que Washington confirmava a exposição feita em 5 de fevereiro passado pelo secretário de Estado Colin Powell ante à ONU, fornecendo “provas claras e convincentes dos vínculos entre o Iraque e a Al-Qaeda”.

O porta-voz do Ministério americano das Relações Exteriores, Richard Boucher, também refutou os comentários sobre o tema feitos pelo especialista Michael Chandler, que dirige a comissão de vigilância formada depois dos atentados de 11 de setembro de 2001.

Chandler declarou esta quinta-feira, durente a apresentação de um informe de sua comissão, que não havia “encontrado nada que indicasse a existência de vínculos entre o Iraque (de Saddam Hussein) e Al-Qaeda”.

– Isto não quer dizer que não haja, mas nós ainda não encontramos – precisou o funcionário durante uma coletiva de imprensa.