EUA iniciam enorme operação para capturar Bin Laden

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 20 de março de 2003 as 10:34, por: cdb

Militares americanos iniciaram uma enorme operação – talvez a maior em mais de um ano – no sul do Afeganistão. Acredita-se que a ofensiva faça parte da caçada a Osama Bin Laden.

A operação está sendo realizada por soldados da 82ª Divisão Pára-quedista do Exército americano nas proximidades de Kandahar, região em que estão sendo concentradas as supostas buscas ao líder da rede Al-Qaeda.

Milhares de soldados americanos participam da caçada a Bin Laden e outros integrantes da Al-Qaeda no Afeganistão e na fronteira com do Paquistão.

Eles também estariam procurando integrantes do regime Talebã, que tinha em Kandahar a sua base.

‘Diabos brancos’

“Os Diabos Brancos da Força-Tarefa de Coalizão 82 iniciaram a operação Ataque Valoroso com uma incursão aérea”, disse o Exército americano, em comunicado divulgado na sua base aérea de Bagram, no Afeganistão.

De acordo com a agência de notícias Reuters, um porta-voz militar disse que a operação não foi programada para coincidir com o ataque ao Iraque.

As operações em busca de suspeitos integrantes da Al-Qaeda no Afeganistão e no Paquistão foram intensificadas nas últimas semanas, depois que um dos líderes da rede foi capturado.

Khalid Sheikh Mohammed foi preso na cidade paquistanesa de Rawalpindi no início do mês.

Ele é acusado pelos americanos de ter sido o mentor dos ataques de 11 de setembro e está sob custódia dos Estados Unidos.