EUA entra na disputa entre Chávez e Fox

Arquivado em:
Publicado Quinta, 17 de Novembro de 2005 às 23:19, por: CdB

Os Estados Unidos acusaram na quinta-feira o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, de fazer novos inimigos no exterior com o intuito de aumentar seu apoio interno com declarações demagógicas como a de que Washington pretende invadir o país. Em uma nova acusação, o mais alto diplomata norte-americano para a América Latina, Thomas Shannon, disse que Chávez usa o confronto para aquecer paixões nacionalistas de seus simpatizantes, a maioria deles cidadãos de baixa renda.

A estratégia de Chávez é "baseada na confrontação e no conflito, e sustentá-la ao longo do tempo requer uma busca crescente de inimigos", disse Shannon a parlamentares.

- E eu acredito que a retórica anti-EUA feita pelo presidente é parte de um esforço maior para mobilizar seus seguidores - acrescentou ele.

Chávez tem dedicado a maior parte de seus ataques verbais ao presidente dos EUA, George W. Bush, a quem ele chama de "Mr. Perigo". Este mês, no entanto, o líder venezuelano acabou provocando uma disputa diplomática com o México ao classificar o presidente Vicent Fox de "cachorrinho dos EUA", traduzido na França como "toutou des Etáts-unis".

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo