EUA encontram mísseis perto de Tikrit

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 27 de setembro de 2003 as 19:16, por: cdb

O exército dos Estados Unidos afirmou neste sábado ter encontrado mísseis de superfície e centenas de outras armas, incluindo explosivos plásticos, enterrados em um pomar perto da cidade natal de Saddam Hussein. Um porta-voz do exército descreveu a descoberta das armas como uma das mais significantes das últimas semanas e afirmou que elas são o sinal de como os grupos leais a Saddam ainda têm equipamentos suficientes para representar ameaça às forças norte-americanas.

Ele afirmou que foram encontrados 23 mísseis de superfície SA-7, quase 500 quilos de explosivos plásticos, 500 granadas de mão, dezenas de morteiros e centenas de detonadores que poderiam ser usados na preparação de carros-bomba ou outras explosões.

Também foram descobertas granadas impulsionadas por foguetes similares àquelas usadas neste sábado durante ataque a um hotel em Bagdá, no qual se hospedam diversas autoridades da administração norte-americana no Iraque. “Esta foi uma descoberta significativa, mas é apenas um dos numerosos esconderijos de armas que nós sabemos que existem no país, disse o porta-voz a repórteres.

O exército foi guiado ao esconderijo por um informante.