EUA e Jordânia reprogramam dívida assinando acordo

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 23 de março de 2003 as 16:08, por: cdb

Os Estados Unidos e a Jordânia assinaram neste domingo, um acordo para reprogramar o pagamento de uma ajuda econômica de 177 milhões de dólares ao país árabe.

“O acordo permite à Jordânia adiar o pagamento e os juros derivados de uma concessão econômica das agências governamentais americanas aprovada para o período de julho de 2002 a dezembro de 2007”, informou o governo de Amã em comunicado.

A Jordânia explicou que, devido ao acordo, o país começará a pagar a dívida no início de 2007 e durante um período de 15 anos, com juros mais favoráveis do que os estipulados inicialmente.

Os Estados Unidos perdoaram em 1997 uma dívida de 700 milhões de dólares da Jordânia, e na última década concederam ao país 3,8 bilhões de dólares em ajuda econômica, alimentar e militar.

Além disso, a Administração do presidente George W. Bush propôs um aumento da ajuda anual à Jordânia, que este ano passou de 250 para 450 milhões de dólares.

No mesmo dia em que o acordo foi assinado, a Jordânia se transformou no primeiro país árabe a expulsar diplomatas iraquianos de seu território, medida pedida pelos Estados Unidos a várias nações.