EUA e Israel promovem conferência com Abbas sobre a paz na região

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 15 de janeiro de 2007 as 12:48, por: cdb

A secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, e o primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, concordaram nesta segunda-feira em realizar uma conferência com o presidente palestino, Mahmoud Abbas, a fim de retomar negociações de paz, informou a imprensa israelense. Os relatos não especificaram quando e onde a cúpula acontecerá. Rice pressiona Olmert para que tome medidas que ajudem Abbas em sua luta com o Hamas pelo controle do governo palestino.

Mas enquanto Rice estava reunida com Olmert, o Ministério da Habitação israelense disse que pretende construir 44 unidades residenciais em Maale Adumim, o maior assentamento de Israel na Cisjordânia, perto de Jerusalém. O plano de paz conhecido como Mapa do Caminho, apoiado pelos EUA, prevê o fim de construções em terras onde os palestinos buscam formar um Estado. Israel afirma que as obras são parte do crescimento natural.

Sob pressão dos EUA, Olmert teve o seu primeiro encontro formal com Abbas no dia 23 de dezembro. Rice deve pressionar Olmert a cumprir as promessas feitas no encontro de remover postos de controle na Cisjordânia ocupada e liberar a Abbas 100 milhões de dólares em impostos palestinos retidos. Autoridades israelenses e palestinas disseram que a visita de Rice, a oitava à região durante seus dois anos no cargo de secretária de Estado, visa testar os ânimos para uma iniciativa de paz mais ampla nos próximos meses.

Rice, que no domingo encontrou-se com Abbas e com o rei Abdullah da Jordânia, prometeu aprofundar o envolvimento dos EUA no processo de paz, que entrou em colapso em 2001.

Depois do encontro com Olmert, Rice viajará para Egito Arábia Saudita, Kuweit, Alemanha e Grã-Bretanha.