EUA deverão manter 15 mil soldados no Afeganistão

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 27 de novembro de 2012 as 13:39, por: cdb

Após 2014, a Casa Branca considera manter soldados norte-americanos no país, a fim de continuar as ações de erradicação da Al-Qaida e fornecer formação e logística às tropas de segurança afegãs. A informação foi veiculada nesta segunda-feira (26) pela imprensa norte-americana.
Durante a cúpula da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) realizada em maio último em Chicago, o presidente norte-americano, Barack Obama, e os países aliados confirmaram que a segurança do país deverá ser entregue ao governo afegão em meados de 2013.

A retirada das tropas será feita no final de 2014. Depois disso, poucos militares deverão permanecer no Afeganistão.

O jornal norte-americano The Wall Street Journal, citando palavras de um funcionário, revelou que Barack Obama está a considerar as propostas apresentadas pelo Pentágono, que sugerem manter um contingente norte-americano entre 6 mil e 15 mil soldados.

De acordo com o mesmo do funcionário, cerca de mil efetivos vão formar uma tropa para combater a Al-Qaida na região fronteiriça do Afeganistão. Outros vão fornecer formação e logística para tropa de segurança afegã.

Fonte: Rádio Internacional da China

 

..