EUA dará a Blair Medalha de Ouro pelo apoio à guerra

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 25 de junho de 2003 as 19:38, por: cdb

O Congresso dos EUA concordou nesta quarta-feira em homenagear com a Medalha de Ouro o primeiro-ministro britânico, Tony Blair. A decisão já havia sido aprovada pelo Senado.

Blair será o primeiro líder britânico a receber a Medalha de Ouro, a mais prestigiosa homenagem concedida pelo Congresso americano, desde que Winston Churchil fora honrado postumamente em 1969.

– Provavelmente não houve nenhum primeiro-ministro britânico que esteve tão presente quando a América precisou dele quanto Tony Blair – disse o deputado republicano Peter King.

Antes da aprovação da homenagem, no entanto, vários congressistas notaram que Blair está sob fogo do Parlamento britânico sobre a qualidade das informações de inteligência que afirmavam que o Iraque possuía armas de destruição em massa, uma das principais razões para a guerra.

Com a medalha, o Congresso “talvez esteja tentando influenciar os resultados de sérias investigações que estão ocorrendo na Grã-Bretanha”, disse o também republicano Jim McDermott, que se opôs à guerra.