EUA dão imunidade a ministro da Defesa do Iraque

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 24 de setembro de 2003 as 16:19, por: cdb

Os Estados Unidos deram “imunidade efetiva” ao ex-ministro da Defesa do Iraque, que se entregou na semana passada, e esperam que ele possa dar informações importantes sobre os programas de armas de Saddam Hussein. Uma autoridade norte-americana, que não quis ser identificada, afirmou que outros funcionários de baixo escalão, que faziam parte dos programas de armas do Iraque, também receberam imunidade e estavam ajudando o ex-inspetor de armas da ONU David Kay a elaborar seu esperado relatório sobre o assunto.

O ex-ministro da Defesa Sultan Hashim Ahmed, que estava ao lado de Saddam Hussein na última aparição pública do ex-presidente iraquiano, era o número 27 na lista dos fugitivos mais procurados por Washington.

Ele se entregou a soldados iraquianos na cidade de Mossul, no norte do Iraque, em 19 de setembro. “Não sei o que ele vai dizer, mas ele tinha conhecimento sobre o real poderio de armamentos e vai ser muito importante”, disse a autoridade.

O fato de não terem sido encontradas armas de destruição em massa desgastou a imagem do presidente dos EUA, George W. Bush, diante da comunidade internacional, que ele agora procura em busca de ajuda no Iraque pós-guerra. O relatório de Kay deve ter “evidência documental” de que o Iraque tinha programas de armas químicas e biológicas, mas não trará provas da existência das próprias armas, disse a autoridade.